Cerveja Amanteigada

Apesar do nome, já adianto aos mais entusiasmados que a verdadeira receita da “Cerveja Amanteigada” (Butterbeer) não tem nehuma gota de álcool. Muito tradicional entre os clãs vikings mais temidos da Europa, esta deliciosa bebida ficou bastante popular depois de aparecer no terceiro livro e filme das histórias da série Harry Potter.

Postado originalmente pela carismática cozinheira Hël, na sessão “Culinária Viking” do blog Taverna Sádica (clique aqui para saber mais), as duas receitas que você encontrará abaixo se adequam a destreza dos diversos pretendentes à degustar dessa bebida até não aguentar mais!

—————————————————————

Receita 1 – Mais elaborada

Ingredientes

470ml de Sorvete de Baunilha (derretido)
4 colheres/sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
200ml de açúcar mascavo
2 colheres/chá rasas de canela
½ colher/chá rasa de noz moscada
¼ colher/chá rasa de cravo (moídos)
600ml de cidra de maçã

Modo de Preparo

Misture manteiga, açúcar e temperos em uma tigela grande. Adicione o sorvete e deixe congelar. Aqueça a cidra em uma panela por 3 minutos em fogo alto até ferver. Depois, espere esfriar um pouco. Encha cada copo com uma colherada generosa de sorvete e derrame sobre ela a cidra aquecida – vai espumar, como cerveja, o que explica seu nome.

—————————————————————

Receita 2 – Mais fácil

Ingredientes

25 g de cobertura da sorvete sabor caramelo
570 ml de leite
275 ml de sorvete de creme (derretido)

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata por 3 minutos e sirva em taças. Colocar a cobertura de sorvete para enfeitar.

—————————————————————

Ah, a dica do ajudante d’O Goblin para quem quer mesmo se embriagar é adicionar ½ copo de vodka em qualquer uma das receitas acima!!

11 comentários em “Cerveja Amanteigada

  1. Açucar Mascavo? Será que é possível substituir por açucar comum? É importante mencionar que cidra é alcóolica (ao menos as que conheço, mas se houver alguma não alcóolica esqueçam o que eu disse) por isso menores de idade não comecem a beber isso sem permissão dos pais, senão vão acusar a taverna a incentivar o alcoolismo :).

  2. Eu, a cozinheira, em nome de toda a Taverna Sádica, venho agradecer pela “divulgação” do nosso blog e da popularização nossa receita! É uma honra! o/

Deixe um comentário