GURPS não morreu!

E não é que depois de quatro anos e muito mistério a Livraria Devir finalmente resolveu desenterrar a tradução da quarta edição do famigerado Generic Universal RolePlaying System?! Poisé, meu amigo, se você era fã do sistema da Steve Jackson Games e ainda não tinha baixado comprado o manual em inglês, continue lendo para saber mais sobre este GURPS revitalizado!

Famoso por ser o primeiro livro de RPG lançado pela Devir, o GURPS tornou-se um importante título para o desenvolvimento do RPG nacional por ser genérico o suficiente para possibilitar o desenvolvimento de jogos sobre qualquer coisa que se possa imaginar da tradicional fantasia medieval até as viagens espaciais.

Ao todo foram 15 suplementos lançados para o Modulo Básico da segunda edição antes de seu hiato de publicação, isso sem contar as tentativas de “versões simplificadas” com o mini-GURPS. Mas, apesar disso, o velho GURPS sempre foi criticado pelo nível de complexidade de seu conjunto de regras…

Bem, parece ser justamente esse “calcanhar de Aquiles” que essa quarta edição promete consertar para transformar-se, de fato, no melhor sistema genérico de RPG já conhecido. Torço para que isso seja verdade, porque particularmente não tive interesse de acompanhar sua repercussão na gringa desde seu lançamento em 2004.

Como toda nova edição, “GURPS Módulo Básico: Personagens” renovará as mecânicas do sistema, permintindo que a flexibilidade, abrangência, dinamismo e detalhismo sejam controlados pelos Mestres com mais facilidade. O lançamento desse primerio livro está agendado para julho, provavelmente agora também será mais um dos atrativos da RPGCON 2010.

Como o @chuvavermelha comentou no twitter, o mais bacana é que agora, ao lado das “quartas edições” do Mundo das Trevas e do D&D, a trinca matadora da editora está completa novamente. E este parece ser só o começo de um novo projeto de expansão. Em breve o “GURPS Módulo Básico: Campanhas” também será lançado e aí, meu velho, o mercado de RPG brasileiro terá tudo que precisa para voltar a bombar!

10 comentários em “GURPS não morreu!

  1. Tô caçando esse twitt da trinca também, foi realmente uma sacada foda! o/

    Espero que com isso o mercado definitivamente decole agora, cara. Temos RPG pra quase todos os gostos no Brasil! =D

  2. Depois de mais de 10 anos sem jogar RPG acho que agora está na hora de voltar a esse mundo.
    Sempre achei GURPS o melhor sistema de RPG e sempre tive um pouco de dificuldade com os outros (podem me chamar de lerdo) mas o formato de criação de personagens é muito simples (e bom).

  3. @chuvavermelha temos a trindade do RPG de volta: D&D,GURPS e Mundo das Trevas!!!

    Seria este o post do twitter???

  4. Desnecessário ressaltar a profícua participação do Gurps na construção da cena de RPG nacional. Vale lembrar também que, mesmo com o amplo material de regras, jogadores e mestres eram incentivados a fazer livres adaptações, adequações e de forma bem livre utilizá-lo para construção de narrativas que, ao contrário das que usam o sistema D20, articulam-se de forma mais fluida e sem o peso do sistema.
    Vida longa ao Gurps

  5. Gurps não morreu…apenas encolheu. ( Aqueles livros fora do padrão eram um pé bem dado no saco)

Deixe um comentário