Como Treinar o seu Dragão – A série

Soluço Spantosicus Strondus III foi um extreordinário herói Viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas e naturalista amador, era conhecido por todo o território Viking como ‘O Encantados de Dragões’, devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim… Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heróico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e precisava ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de Heróis começou a ser traçado.

Apenas com essa resenha que se encontra na parte de trás do livro é possível perceber que o filme foi realmente só inspirado no livro. Apenas o nome de alguns personagens e lugares foi utilizado na íntegra. Além, claro, da idéia base: vikings + dragões.

Ele é o 1º de um série de livros que já foram lançados. A saber o nome e ano de lançamento de cada um é:

– Como treinar o seu dragão (2003, já lançado aqui)
– Como ser um pirata (2004, previsto para Maio de 2010 no Brasil)
– Como falar Dragonês (2005 – sem previsão)
– Como enganar uma maldição de dragão (2006 – sem previsão)
– Como torcer a cauda de um dragão (2007 – sem previsão)
– Guia de um herói para enfrentar dragões fatais (2007 – sem previsão)
– Como cavalgar um dragão da tempestade (2008 – sem previsão)
– Como partir o coração de um dragão (2009 – sem previsão)

E caso se interesse, há o site sobre a série, o site ainda está em construção, mas você pode ter acesso ao primeiro capítulo e lê-lo online.

Agora, falando sobre o livro… A leitura é fácil e rápida, dependendo da sua disponibilidade e ânimo é possível terminá-lo em apenas “uma sentada”. A história é divertida e envolvente.

Todos os livros são protagonizados por Soluço e seu dragão. A escritora, Cressida Cowell, age como se somente estivesse traduzindo um livro de memórias de Soluço, assim, torna a história o mais real possível, adicionando complementos, comentários e desenhos como se o próprio soluço o fizesse. Em um momento chega até a utilizar “Nota do tradutor”. Assim o livro passa a ter ilustrações e complementos que o tornam único (eu realmente adorei as complementações). Como fichas de algumas das espécies de dragões existentes e possíveis de serem domesticadas…

Os personagens que temos maior contato no livro são os calouros da Vila dos Hooligans Cabeludos, que no livro são rivais da tribo dos Cabeças-ocas. Em pricipal Soluço (claro), Perna-de-Peixe, Melequento e Bafoca de Maluquício. Além do contato com a personalidade arrogante e egoísta de Banguela. O filme acrescenta personagens que até então não existem no livro, e deixa vários outros de lado. Porém é bem fiel a personalidade dos personagens principais, com a diferença de que Perna-de-Peixe, no livro é bem mais derrotado (só não mais do que Soluço). Melequento e Bafoca de Maluquício são os típicos bullings, principalmente no que se referem a atormentar Soluço e Perna-de-Peixe.

No livro, cada Viking, para ser iniciado, deve capturar e treinar seu próprio dragão. Deve-se passar no teste de treinamento, mostrando sua habilidade e competência em  domesticar esses animais selvagens. Sendo o status de cada membro da vila medido pela força e obediência de seu animal. Assim, nota-se que a relação entre vikings e dragões é diferente no contexto do livro e do filme.

Na minha opinião o livro perdeu um pouco no meio, me deu a impressão de que o livro apenas possuia início e fim. O meio do livro não mostra-se muito consistente, acelerando bastante os acontecimentos e a mudança na atitude dragonesca de Banguela. Talvez, o meio pudesse ser um pouco mais detalhado e com mais acontecimentos.

Acho que tanto o livro como o filme valem a pena. Compará-los em excesso é um erro, pois mostram-se completamente diferentes. Ambos são divertidos e com detalhes particulares que os tornam uma boa pedida. Apesar de que, se me perguntarem qual realmente preferi, teria uma tendência a votar no filme. Pois a personalidade dos dragões no filme me pareceu muito mais atrativa e o final muito mais emocionante, comparando esses mesmos aspectos no livro.

Acredito, que em grande parte tenha essa opinião pelo que já comentei em relação ao meio do livro, que não nos permite ter maior contato com as mudanças que ocorrem no final. Ao mesmo tempo, o final do livro deixa uma perspectiva gostosa de mudança para os próximos livros da série, pois as coisas se alteram ao final, mas não mostra qual a repercurssão disso, deixando um gosto de curiosidade para os próximos livros….

Então, sugiro que você mesmo leia o livro. Veja o filme. E tire suas próprias conclusões!

8 comentários em “Como Treinar o seu Dragão – A série

  1. Eu vi o filme mas não li o livro. Em uma tarde de sabado em que eu estava chateado por causa do trabalho pensei em ir ao cinema e assistir um filme idiota. Ai li o letreiro: “Como Treinar o Seu Dragão” e pensei: “Esse filme deve ser bem besta, vou assisitr esse mesmo”. Bom, eu entrei na sala e quando o filme começou eu fiquei surpreso por que achei muito bom. O final foi bastante diferenciado por que não é sempre (ou melhor, quase nunca) que um personagem principal se “ferra” no final.

    Achei o filme bom e pensei até em ler o livro, mas estou sem grana para comprar… (Vida de assalariado é osso!!!)

    Saber que o filme e o livro são tão diferentes é uma surpresa, por que geralmente quando se muda o livro (como em Eragon) o filme sai uma grande porcaria…

    Eu ainda vou ler e tirar as minhas próprias conclusões, mas eu e meus colegas já estamos elaborando raças de dragões treinaveis (ou seja, sem alta inteligencia) para adicionar nas nossas campanhas…

    Seria possivel o Goblin colaborar? Fazer um artigo com espécies de dragões domesticáveis (quem sabe as do filme? Gostei do Nadder Mortal e já combinei de projetar um dragão similar para as campanhas com meus amigos…

    Belo post esse!!! Parabéns Júlia Andrès Rossi!!!

    1. Olá!

      Antes desse post, fiz um comentário sobre o filme também. Se quiser dar uma olhada: http://www.ogoblin.com.br/2010/04/como-treinar-o-seu-dragao/

      Se quiser, pode olhar o site do filme, lá tem uma ficha de todos os dragões existentes no filme. No livro, além dessa ficha que eu coloquei no post, tem mais 2, se não me engano. Contabilizando um total de 3. No livro e no filme, os dragões não possuem pouca inteligencia para serem ‘domesticado’…. No livro existe uma relação de submissão dos dragões para os humanos, q é explicada meio por cima. Agora no filme, não existe essa relação de submissão para a obediência.

      Então, pelo menos a meu ver, (opinião de quem não tem mto conhecimento sobre dragões! XD), para treinar um dragão naum ele não precisaria ter pouco inteligência (tipo um cachorro ou gato), mas aí a relação tem q deixar de posse e passar a ser mais de companheirismo/respeito ou satisfazer interesses do dragão e do ‘dono’, ou então a relação tem q ser de opressão para se manter o dragão domestico…

      Obrigada pelo elogio! XD
      .-= Júlia´s last blog ..Como Treinar o seu Dragão – A série =-.

      1. Então Júlia, geralmente os dragões que eu enfrentei eram feras de inteligencia imensa e poder demais para se sugeitar as ordens de um reles mortal…

        No filme não é que os dragõessejam burros, mas reparou em como eles são parecidos com gatos?

        Tipo, eu e meu grupo pensamos em um modelo de dragão selvagem, sem as grandes ambições por tesouros dos dragões que normalmente enfrentamos. Também imaginamos eles menores que os imensos de mais de 30 metros de altura que costumamos enfrentar (e matar!!!) como no filme.

        No fim das contas seria mais um dragonete que um dragão propriamente dito… No caso as fichas que você apresentou são bem legais, mas não obedecem a um sistema mais usual (3D&T, D&D…).

        Mesmo assim ainda acho a idéia de ter um dragão algo formidavel, talvez eu coloque isso com aquele meu personagem elfo folgado que está guardado na gaveta…

        Obrigado Julia, continue com seus posts muito legais!!!

  2. Adorei tanto o filme que comprei o livro na mesma tarde (mas ainda não pude ler porque emprestei pra uma amiga).Mas antes eu dei uma bela folheada e já tinha percebido que o filme teve muitas alterações (da pra ver isso logo só com o texto da contra-capa mostrado no ínicio dessa postagem),então nem rola fazer muitas comparações entre as duas obras mesmo.

    Parabéns pela resenha senhorita Júlia. =]

  3. Eu também prefiro dragões selvagens, os inteligentes são tediosos e previsíveis, ou simplesmente os mestres acabam fazendo com que sejam idiotas ao extremo.

Deixe um comentário