Inspire-se – Circus Freak

Os circos povoam o imaginário de milhares de pessoas com seres exóticos desde a Roma antiga, onde eram comuns as corridas de biga, como no filme Ben Hur, e os duelos com animais ou outros gladiadores. Esses animais no entanto normalmente eram feras trazidas de outro continente, como leões, tigres e crocodilos, o que servia para alimentar ainda mais a imaginação dos espectadores.

Não vejo muita utilização do circo por parte dos cenários e mestres, quando este poderia ser uma grande fonte de aventuras, tendo até mesmo histórias centradas em si.

Como um grupo artístico itinerante, o circo pode viajar, como a maioria dos heróis gostam de fazer, e mesmo assim se manter unido. No livro O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss, do qual estou criando coragem para escrever uma resenha, o personagem principal faz parte de uma família de artistas, uma caravana circense que viajam o mundo apresentando espetáculos de cidade em cidade.

Uma gama de personagens podem ser oriundos de circo, como ágeis malabaristas, astutos ilusionistas, corajosos domadores, lindas bailarinas e até mesmo engraçados palhaços. Todos esses conceitos cabem em uma aventura.

A semelhança entre um circo real e um de fantasia medieval seria bem grande. As pessoas poderiam ir ao circo para ver monstros capturados pelos heróis, como na imagem de zaidoigres, ou mesmo outras raças de humanóides, como gnomos, halflings, elfos, etc. Os mágicos poderiam ser magos de verdade, usando um pouco de seu conhecimento para alegrar a platéia.

Outros tipos de cenário também conseguem abrigar circos, especialmente o Steampunk, que tem uma ligação muito grande com esse tipo de cultura, já que o ápice do circo na Europa coincidiu com a Era Vitoriana.

9 comentários em “Inspire-se – Circus Freak

  1. Esse é um post muito bom, realmente o circo é um lugar para aventureiros. Lembro quando li Dragon Lance (não me recordo qual) em que o Raistlin deu uma de ilusionista para levantar fundos para o grupo por algum tempo, acho que era na hospedaria “O Porco Feliz” algo assim… Pensando bem… O Homem Forte (do circo) pode ser um Barbaro. O Malabarista atirador de facas um ladino, o trapesista um monge dentre outros…

    Sendo um circo o grupo de aventureiros também teria uma fonte de renda permanente e uma forma extra de amealhar fundos.

    Também é um jeito de conseguir fama, e quem sabe, se a apresentação agradar um rei… receber um item mágicou poderoso ou um bom emprego na corte…

    As possibilidades são infinitas…

  2. O post me fez lembrar do meu primeiro monge¹, que era um acrobata imperial.

    Obs: desenho muito maneiro (atento ao detalhe da criatura cthulhiana rs). A galeria desse artista é fantástica.

    ___
    ¹ Acho que era o primeiro, não lembro direito rs.

  3. Muito boa mesmo! A galeria e a postagem!

    Acho que vi uma aventura só usando circos, e realmente são mal aproveitados, mas todos os grandes desenhos ja tiveram um capitulo com circos no meio.

  4. Me lembrou duas coisas…

    Primeiro: um filme antigooo, q nem lembro mto bem como era, q era um circo dos horrores, tinha o homem cabeça de meia, e um pessoal bizarro lá… Q eram mantidos como reféns e tals… haha Quem se lembra disso?

    Segundo: um livro ou conto, ou um conto de um livro, que acontece parte em um circo, onde um grupo de amigos entra nesse circo misterioso, e aos poucos vão sumindo… algo assim, não me recordo mais mto bem… Não sei se é do Neil Gaiman (acredito q naum), ou se é um conto do livro ‘Assombro’, do Chuck Palanhiuk…. ¬¬’

    haha

    Q comentário inútil, pq não fui específica em nada hehe
    .-= Júlia Andrès Rossi´s last blog ..Simpatia no mundo do trabalho =-.

    1. Eu lembro do filme, tinha um homem cachoro, um moço que foi unido ocm uma moça, eles não se suportavam, e no final quando separados, ele ficou meio “alegre” e ela, “seria”, huahuahuahauahua muito bom! “19 leiteiros, não é incomum, 20 sim” huahuahuahua

      1. Ah eu acho que lembro desse filme também (se é que é o mesmo…). No final eles até vão para um programa de auditório ser entrevistados, não é?

        Esse filme era muito doido.

  5. Então tenho uma idéia de uma aventura que se passa em um circo, rs, quando escrever entro em contato com vcs.

    Na verdade minha idéia veio de circos é claro e da músico Toy Master do Avantasia 3.

Deixe um comentário