Homem-Aranha: As séries animadas

Todos hoje conhecem o Homem- Aranha devido a seus três filmes que foram sucesso mundial (apesar de os fãs não curtirem muito). Mas, em 1967 o Homem-Aranha começava a ganhar espaço na televisão com suas séries animadas.

HOMEM-ARANHA: A primeira estreiou em 1967 e durou até 1970, com um total de 79 episódios, foi considerado o mais fiel as revistas. A a entrada desta série tinha a famossa música “Spiderman, Spiderman, does whatever a spider can...”, música tocada no final do filme de 2002.

HOMEM-ARANHA E SEUS AMIGOS: Esse desenho iniciado em 1981 trazia reunião do Aranha com os heróis Homem de Gelo e Estrela de Fogo. Na verdade, começou com o aracní­deo sozinho em uma série de 26 episódios produzidas pela Marvel Productions, e apenas ganhou este tí­tulo “Homem-Aranha e Seus Amigos”  na segunda temporada, quando foram introduzidos os novos personagens. Na história, Peter conhece na universidade Bobby Drake e Angelica Jones, dois adolescentes com habilidades incomuns. A dupla vai morar com Peter, seu quarto vira um verdadeiro quartel general, e o trio se reúne para combater o crime.

Este é concerteza a série animada com menos fidelidade aos quadrinhos. Já que o Homem de Gelo é um dos mutantes dos x-men, um dos primeiros diga-se de passagem, e Estrela de Fogo pertence ao grupo Novos Guerreiros. Os três então nunca tinham interagido nos quadrinhos. Apesar de que, recentemente, a marvel fez uma homenagem a esta série na revista ultimate, colocando os três juntos mais uma vez.

Eu pouco vi deste desenho, mas pelo menos eu lembro que curtia. Apenas lembro de um episódio que a Estrela de Fogo se apaixona ou fica encantada por um vampiro e os dois herois vão tentar salvá-la. Bem, resumindo, este não é um dos piores desenhos do Aranha, era até legalzinho para a epóca.

HOMEM-ARANHA A SÉRIE ANIMADA: Esta foi a série animada do homem-aranha que fez mais sucesso. Ela foi lançada em 1994 e durou 65 episódios. Entre os jovens que cresceram durante os anos 90 (como eu), a imagem mais sólida do Aranha que possuem. Ficou marcada pela aparição dos vilões marcantes dos quadrinhos, como Duende Verde, Dr. Octopus, Lagarto, além de personagens secundários como Flash Thompson, Betty Brant e Gwen Stacy. Várias fases ficaram marcadas na memória dos fãs, como a aparição do uniforme simbionte seguido da criação do Venom, o casamento de Peter e Mary Jane, etc. Além é claro da participação de outros herois como Justiceiro, Blade ou até mesmo quando o Homem-Aranha foi à mansão dos X-men procurar ajuda para pedir ajuda.

Alguém adivinha quem é o velhinho carcando no Aranha?

Esta série era simplesmente demais, ele era fiel as revistas, mas é claro que algumas coisas eram mudadas. Mas os anos 90 foram incriveis para as series animadas da marvel, além desta do Aranha tinha dos X-men, Quarteto Fantástico, Vingadores, Hulk, Homem de Ferro e Thor, Pelo menos os que me lembro.

HOMEM-ARANHA SEM LIMITES: Seguindo a onda de “Batman do Futuro”, o personagem ganha nesta série uma versão bem futurista. Em meio à concorrência com a febre de Pokémon, o desenho foi um fracasso, recebendo duras crí­ticas, tendo apenas 13 desenhos realizados em 1999.

A trama se passa em um universo paralelo. Ao tentar salvar John Jameson, o filho de J.J Jameson, dos ataques de Carnificina e Venom, o Aranha, e os dois vilões, acabam caindo na Contra-Terra, um universo paralelo. Alguns dos personagens famosos aparecem, mas em sua versões alternativas do novo mundo.

Acredito que esta série não chegou a passar na TV aberta, pelo menos não que me lembre. Eu vi alguns episódios na Fox e o que posso dizer é que era muito ruim, ponto.

HOMEM-ARANHA: A NOVA SÉRIE ANIMADA: Esta série foi lançada em 2003 tentou fazer com que o desenho parecesse mais moderno colocando um visual em 3D e foi uma grande aposta da Marvel, sendo produzido pelo próprio Stan “The Man” Lee, mas durou apenas uma temporada e deixou os fãs dividos.

Eu vi um ou dois episódios e tive ânsia de vômitos ao ver esta animação, prefiro mil vezes Homem-Aranha e seus amigos do que esta série. Mas sei que tem gente que gostou, então se alguém quiser ressaltar os pontos bons (se houver) use o espaço dos comentários.

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA: Lançada em 2008, esta série tenta atingir a nova geração de crianças com um traço mais cartoon  e com a história com um mistura dos clássicos dos gibis com a série ultimate. Só tem duas temporadas, mas parece que há possibilidades de continuação.

Os fãs antigos que não conhecem a história do universo ultimate podem estranhar algumas diferenças como Eddie Brock ser ‘irmão’ de Peter, mas a história é boa e o traço convence. Então espero que saia sim uma continuação desta série.

Porém ainda sou mais a série dos anos 90 e vocês?

8 comentários em “Homem-Aranha: As séries animadas

  1. Cara eu vi “HOMEM-ARANHA SEM LIMITES” e achei até que legal, diferente con toda certeza era! O uniforme que ahcei meio… estranho… mas se for ver faz bem sentido até hoje para algo no futuro! E sim passava na TV aberta porque até hoje não tive TV por assinatura.

    A dos anos 90 eu vi achop que tudo ou mais de 80% e realmente ra bem legal.

    “O ESPETACULAR HOMEM ARANHA” eu vi e achei bem legal, jovem e com os vilões renovados, preciso alugar os DVD’s para ver o que ja saiu dela.

    Gostei do Post conheci o que tinha antes dos anos 90 que desconhecia e deu para ver o que saiu depois!

  2. Nossa! me amarro no Homem-Aranha,me lembro de ter visto alguns capítulos de todas essas séries (menos a primeira). Eu hoje não sou muito de HQs Norte Americanas,sou mais os Mangás/Animes,mas se eu fosse ler alguma hoje,eu leria o Aranha (tá legal,Conan e Hellblazer são boas também…).
    Vlw a Nostalgia!
    =D
    .-= Fã da Daemon´s last blog ..Adversários =-.

  3. O Homem Aranha sem Limites chegou a ser exibido na TV Globinho, mas em 1 semana foi tirado.
    A ultima vez que vi ele, foi passando antes do telecurso 2000 no domingo. ^^

  4. Pois é, tbm estou ficando velho… eu vi todos (exceto o 1° dos anos 60). Os melhores com certeza são o dos anos 90 e esse novo. os outros são legais de assistir, exceto o que tem efeito 3D que é uma bosta….

  5. Eu lembro dessas séries, só n a Homem Aranha e seus amigos.

    De longe a que mais gostei foi a de 1994. A parte das guerras secretas era muito bom !!!
    Eu odiei o Homem Aranha Sem limites. Era uma bosta sem tamanho. Animais antropomórficos, não tinha história nenhuma. A única coisa q achava legal era o uniforme.

    A de 2003 era muito estranho. A animação não era boa. E a história deixava a desejar.

    A série Espetacular Homem Aranha era boa, eu gostava, engraçadinha e tal. Só não achava legal o Eddie Brock ser irmão do Peter entre outras coisas. Mas no fim era uma boa série, comparado as mais recentes era a melhor.

    Eu só não entendo o pq que eles não resolvem fazer uma série tão boa quanto a de 1994.

    1. POis é… a espetacular segue o caminho da revista ultimate… o visual é todo baseado no universo ultimate. Eu gostei do Espetacular homi aranha, mas o melhor é com certeza o de 94… mas é que também eu sou saudosista

Deixe um comentário