Explorando mundos: Castelos

Explorando mundos tem como objetivo ser uma coluna quinzenal, onde vamos realmente explorar cantos dos mundos, parar botar as mãos na cabeça e pensar sobre aqueles locais recorrentes em todos os mundos de jogo, dar idéias de aventuras e tudo que um bom RPGista gosta.

Nosso primeiro tema, Castelos, lar de reis e imperadores, imponentes e poderosos os castelos são freqüentes em todos os mundos de campanha, seja onde o vilão vem aprisionando a família real ou mesmo o ultimo ponto de defesa entre os inimigos orcs e as vilas humanas desprotegidas.

Os castelos usados como lar de reis podem ser das mais diferentes formas e modalidades, alguns imponentes e tão grandiosos como as fortunas de seus senhores, esses são cheios de passagens secretas habilmente construídas para levar os monarcas em segurança para pontos distantes do castelo ou para dentro dele. Essas passagens são geralmente conhecidas apenas pelos reis e príncipes e muitas vezes servem também para espionar os convidados do rei.

As passagens secretas não são especialidades apenas dos reis, os vilões e aqueles mais temerosos por suas seguranças costumam criar verdadeiros labirintos de passagem secretas que levam até tapeçarias habilmente colocadas para observar inimigos, convidados e até mesmo os criados, essas passagens geralmente levam também a salas secretas onde é depositado o que outros olhos não podem ver.

Por mais diferentes entre si os castelos possam ser eles tem em sua maioria algo em comum, as altas torres que se erguem até os céus imponentes. Em cenários onde a religião é forte essas torres representam a proximidade dos reis em relação aos deuses, já em cenários onde os inimigos estão sempre presentes representa os olhos do rei sob seu povo, uma forma de controlar seus exércitos demonstrando que os olhos do rei estão sempre sob o povo.

Mas não é só de reis que se vive um castelo, na verdade a maior parte deles é composta por uma grande maioria de servos e a pequena família de monarcas, as cozinhas costumam estar cheias e as despensas abarrotadas sempre prontas para o próximo banquete, também é na cozinha que a maior parte dos servos é encontrada visto que é um dos poucos lugares que eles possuem acesso irrestrito.

As cozinheiras e seus ajudantes também são os responsáveis por servir as comidas e preparar as mesas, o que fazem delas ótimas fontes de informações para aventureiros que saibam cativá-las, outra grande fonte de informação fica com as camareiras e arrumadeiras, sempre perambulando pelo castelo seus ouvidos são atentos e muitos segredos acabam chegando até eles.

Porem ninguém mais deve preocupar os reis do que as babas de seus filhos, estas mulheres costumam ser iniciadas em seus trabalhos assim que a rainha da a luz, muitas vezes a própria parteira é escolhida para o cargo e depois disso ela passa a acompanhar a vida do novo príncipe ou princesa até que este complete a maior idade, se tornando muitas vezes em inimigas perigosas para monarcas que as maltratem.

Mas mesmo os poderosos castelos enfrentam seus problemas, por serem os pontos mais fortes de qualquer reino e também o lar dos que comandam são eles os alvos em casos de ataque e por isso a quantidade de soldados em torno do castelo é sempre maior do que em todo o restante da cidade. Soldados são postos nas entradas e outros vigiam os corredores e assim a realeza se protege, mas é também dentre esses homens que os espiões são infiltrados o que acaba criando muitos reis temerosos.

Os assuntos de importância do reino também são decididos em suas paredes pelos muitos conselheiros e pessoas a quem o rei decide dar ouvidos, os banquetes e as festas devem estar sempre entre os itens de importância de um castelo.

Uma ultima vertente interessante de castelo que você pode criar são os castelos mal assombrados, onde guerreiros esqueletos espreitam em todas as portas, olhos fantasmagóricos seguem os aventureiros pelos quadros e vozes são ouvidas em salões vazios. Enfim muitas historias podem acontecer em castelos, abaixo 6 delas para abrir sua imaginação.

1d6 aventuras em castelos

  1. A comida do rei foi envenenada, centenas de criados inocentes serão abatidos e o cruel conselheiro tomará o trono como regente até o amanhecer a menos que os aventureiros provem seu envolvimento na morte do rei.
  2. Segredos antigos falam de uma fortuna escondida no castelo. O ultimo rei falecido em combate não teve tempo de passar os segredos adiante e o reino esta próximo da falência, os aventureiros são chamados e em meio a um terrível labirinto de armadilhas devem descobrir o tesouro.
  3. Nas redondezas das florestas amaldiçoadas se esconde o ultimo castelo de uma civilização a muito perdido. Historias falam de homens cobras e outras criaturas habitando o local.
  4. Em meio ao século XXI um grupo de jovens ricos decidem se aventurar nas ruínas de um antigo castelo medieval, mas logo descobrem que as passagens secretas nunca foram destruídas. Agora cabe aos aventureiros o resgate.
  5. Guardados na torre central do castelo toda a família real é mantida refém pelo necromante, o povo o respeita e o tema pois é dito que ele usou magia para receber as graças dos deuses destinadas somente aos reis.
  6. Uma terrível doença se abateu sobre todo um reino, as casas caíram, as muralhas ruíram e as pessoas desapareceram, mas o castelo se mostra intocado. Pelo menos era o que parecia até entrarem no castelo e descobrirem que as historias infantis podem ser reias.

7 comentários em “Explorando mundos: Castelos

  1. Muito bom, Goblin! Parabéns pelo artigo, gostei muito!

    Como sugestão, que tal falar também sobre o mais conhecidos títulos nobiliárquicos? Explicar suas diferenças, suas funções, se vivem em palácio ou não, etc.

    Abraços!

    Obs: ali no meio do texto está escrito que os reis se preocupam com as ‘babas’ de seus filhos, ao invés de ‘babás’ rs.

  2. Gostei também….. eu estava preparando mais um material para a série “Material de Apoio” sobre Castelos… Vou esperar um pouco para lançar para não ficar muito em cima….

    Quanto aos títulos nobiliários saiu, esta semana, um artigo muito interessante no blog A Torre do Mago (http://atorredomago2.blogspot.com/2010/03/hierarquia-quem-e-quem-parte-2.html)…. é só dar uma conferida!
    .-= João Eugênio Brasil´s last blog ..Cinema: vídeos de Fúria de Titãs e outras novidades =-.

    1. Puts João, atrapalhei teu post hahaha Ainda bem que soltei, Goblin First hahahaha

      brincadeiras a parte assim que soltar o teu post nao deixe de dar uma passada aqui para colocar a referencia no post.

      E sobre as hierarquias, eu escrevi junto com este post, algo bem no estilo que o pessoal da Torre do Mago fez (como citou o João) só que um pouco mais focado, exemplo vamos falar sobre o Duque em um post só dele, todas as variantes e possibilidades e a ideia é tambem trazer ele como personagem jogador.

      O mesmo para cada uma das “classes” medievais. Mas isso demanda tempo e pesquisa, então nao esperem para muito em breve 😀

    2. Muito legal o post no blog indicado pelo João!! Estou vendo que será mais um para eu visitar diariamente rsrs. Pena que é meio complicado para fazer comentários rs.

      E estou ansioso pelo post específico do Goblin. Abraços.

  3. Legal o tema, goblinóide, gostei.
    castelos, assim como tavernas, são “paradas obrigatórias” em qualquer campanha de fantasia.
    : )
    Que tal escrever um pouco sobre locações fantásticas? Tipo um castelo nas nuvens ou submerso?
    : )

    1. Daniel,

      Acho realmente valido e uma otima ideia, considere como feito vou para a “prancheta de escrivinhar” logo mais. E só volto aqui com tavernas de viagem aos planos, estabulos de corrida C1 e outras coisas mais fantasticas. Aguarde.

Deixe um comentário