O Imortal Punho de Ferro

Estava pensando em fazer uma resenha do herói Punho de Ferro da Marvel, mas depois notei que este personagem é pouco conhecido e uma resenha das revistas deste herói não chamariam tanta atenção e não agradaria tantos os leitores de nossa Taverna. Então resolvi fazer também uma segunda parte, mostrando como não deixar seus personagens com boas histórias serem suprimidos, mas isso fica para a segunda parte deste post. Então vamos lá…

O Imortal Punho de Ferro (The Immortal Iron Fist) foi criado por Roy Thomas e Gil Kanes em 1974. Ele é mais um herói que tentou aproveitar o sucesso dos filmes de Artes Marciais dos Anos 70. As histórias do personagem começaram a ser publicadas aqui no Brasil na década de 80 pela editora Abril. Seu auge foi com a dupla criativa John Byrne e Chris Claremont (muito conhecida por arcos de sucesso nos X-men).

Anos mais tarde a revista do Punho de Ferro foi fundida com a revista de Luke Cage. Se iniciava ai os heróis de aluguel, grupo de herois que faziam missões desde que pagos por elas. Porém a revista foi cancelada e os heróis acabaram caindo no esquecimento.

Recentemente este personagem esquecido pela Marvel voltou as revistas regulares, participando dos Novos Vingadores, com o término da Guerra Civil, durante a Invasão Secreta e agora com a saga Reinado Sombrio.

Danny Rand é um milionário dono das empresas Rand que herdou de seu pai. Mas também vive uma vida secreta como o Imortal Punho de Ferro, tendo a capacidade de canalizar seu chi para seus punhos e aplicar devastadores golpes de kung fu. Porém Danny Rand não foi o único Punho de Ferro. Ao longo das gerações existiram um grande número de homens que usaram este nome.

Para se tornar um punho de ferro era necessário encontrar a cidade mística de Kun Lun e receber o treinamento até se provar merecedor de enfrentar o misterioso dragão de Kun Lun e conseguir absorver seu poder, tendo a marca do punho de ferro gravada em sua pele. Danny Rand encontra a cidade mística quando participava de uma expedição ao Tibet com sua familia. Mas seu pai acabou caindo de um desfiladeiro e sua mãe comida por lobos. Ao ser encontrado desmaiado os moradores de Kun Lun cuidaram dele e ele viveu na cidade mística até conseguir o direito de enfrentar o dragão.

Anos mais tarde, já como Punho de Ferro, Daniel Rand encontra o seu predecessor, o Punho de Ferro antes dele, Orson Randall. Danny Rand então descobre que seu pai, Wendell Rand, foi treinado por Orson Randall até decidir buscar a cidade de Kun Lun, onde treinou e foi escolhido para ser o novo Punho de Ferro. Mas ele desistiu de enfrentar o dragão e fugiu da cidade. Quando morreu no Tibet, ele estava em busca da cidade mística mais uma vez, até que o destino deixou seu filho nos portões de Kun Lun para se tornar o novo Punho de Ferro.

Este é um resumo da história do Punho de Ferro, apesar de sub-aproveitado na Marvel, ele é um personagem excelente, porém no meio de tantos ícones dos quadrinhos, ele acaba sendo suprimido, assim como outros heróis do tipo lutador. Enquanto Demolidor e Elektra fazem sucesso na casa de idéias, o Punho de Ferro, que muitas vezes já se mostrou ser um lutador no mínimo do mesmo nível, tem uma participação apagada nos novos vingadores, onde sempre mostra usando suas artes marciais e seu soco devastador. Mas nas histórias solos vemos que ele é capaz de fazer muito mais com seu poder de Punho de Ferro.

Aqui no Brasil as suas últimas histórias solos têm saído na Marvel Apresenta. Recomendo a saga ‘As 7 cidades do Paraíso’, onde Daniel Rand é convocado para um torneio, onde cada cidade mística envia sua arma imortal. A partir desse ponto começa uma trama de artes marciais e cospiração contra a cidade mística de Kun Lun. Escrita por Ed brubraker (the Autority, Batman, Uncanny X-men) e Matt Fraction (The Invencible Iron-Man, Uncanny X-men) e desenhada por David Aja (Daredevil). Totalmente recomendado para fâs de arte marciais e mitologia chinesa.

4 comentários em “O Imortal Punho de Ferro

  1. Faltou comentar que a série atual recebeu muitos elogios e fez sucesso, porque tem conseguido trabalhar bem as artes marciais dentro do conceito de histórias em quadrinhos. Mesmo personagens ligados à isso, como o Demolidor, costumam ter história com outros focos e tratar a técnica marcial do personagem como algo menor. Já no Punho de Ferro sua arte é ponto importante nas tramas.
    .-= césar/kimble´s last blog ..Final Fantasy XIII (resenha) =-.

  2. Po fernando hahah, tava pensando em resenhar essa ótima serie que o personagem punho de ferro passou atualmente !!! Ed Brubaker deu um gás no personagem que estava praticamente engavetado !!! Parabens pela resenha…punho de ferro é um ótimo e carismatico personagem…Vale lembrar que alcunha “imortal” se dá a todos aqueles que foram abençoados com o poder do Ki de Shou Lao, o dragão imortal !!

  3. Isso… shou lao, não me lembrava o nome do dragão imortal. Mas, se não me engano, todas as outras armas também são chamadas de Imortais…

    Já em relação a arte marcial como foco das histórias do punho de ferro, eu tentei deixar isso implicito no post, falando que este personagem é derivado do sucesso dos filmes de artes marciais dos anos 70 e 80…

    Obrigado pela ajuda e pelos complementos, até a próxima…

  4. Quando vejo esses negocios de Shou Lao, ou qualquer outra coisa relacionada com artes marciais japonesas/chinesas eu me lembro do Jackie Chan e do Jet Li, portanto prefiro nem comentar mais que isso. hahaha

    Ta mesmo assim confesso que fiquei a fim de ler.

Deixe um comentário