Old Man Logan

Sou fã de quadrinhos, principalmente da Marvel, porém estava um tanto desanimado com os quadrinhos, há muito tempo não via uma boa história. Teve a saga Guerra Civil que foi boa, mas mesmo assim nada de tão surpreendente.  A recém acabada (no Brasil) Invasão Secreta não foi lá grandes coisas, e agora se inicia o Reinado Sombrio, a qual irei acompanhar por revistas de amigos. A única que compro mensalmente é a minha Homem-Aranha. Mas me deparei com uma história muito boa, Old Man Logan ( ou o velho Logan aqui nas terras tupiniquins).

O extraordinário Old Man Logan é um arco de história constituído por oito partes.

Os responsáveis por este conto são Mark Millar na escrita e Steve McNiven na arte, a mesma equipe criativa de Guerra Civil. Millar contou o que pretende para o Logan envelhecido. “Faz cinco décadas que Wolverine não solta suas garras. Algo terrível aconteceu quando os vilões se uniram e mataram os Heróis. Mas apesar de todos os horrores que lhe aconteceram, ele conseguiu armar uma vida tranqüila como fazendeiro e formou família com a mulher que ama. Ele encontrou a paz que quis a vida inteira. Mas é claro que isso só dura por 12 páginas, antes que apareçam problemas e ele seja jogado na aventura mais insana que já teve.”

ATENÇÃO! Talvez tenha alguns spoilers abaixo.

Na história temos um wolverine pacífico, com uma família e que aceita as provocações feitas pela guangue dos Banner, os descendentes do Hulk. A maior aventura de Logan é conseguir pagar seu aluguel, até ser convidado pelo gavião arqueiro a fazer um transporte e ganhar uma boa grana.

Se inicia então uma viagem pelos Estados Unidos totalmente devastado, ora pela luta dos super-vilões, ora pelo ataque de criaturas do subsolo que representam ‘o sistema imunológico do planeta’ como fala o próprio Gavião Arqueiro na revista. É possível ver como paisagem do mundo os restos mortais de Hank Pym, também conhecido como homem-formiga/gigante/golias/jaqueta amarela.

O mundo é outro personagem a parte, que você deve ler todas as revistas para conhece-lo. Depois que os herois foram derrotados, os Estados Unidos foram divididos pelos vilões, sendo uma parte do Hulk (que tomou as terras do Abominação), outra parte do novo Rei do Crime (que matou o Magneto), outra parte do Dr. Destino e a parte do Presidente (este vou deixar surpresa).

Porém o mais surpreendente é a mudança que ocorreu em Logan. Como o wolverine, um dos herois mais sanguinários da marvel, se transformou em um pacato fazendeiro. Bem, a resposta ocorre no meio da história e é totalmente surpreendente e chocante. E será que Logan poderia se tornar novamente o Wolverine? Bem, para isso você deve ler para descobrir.

A história é muito bem escrita e a narrativa flui bem, eu mesmo não consegui parar de ler antes do final. Li todas na mesma noite. Além disso a arte de McNiven é ótima, capaz de agradar desde os mais conservadores até os mais radicais fãs de quadrinhos.

Esta história está sendo publicada pela Panini comics. Se você curte quadrinhos, esta com certeza é uma leitura obrigatória e tem tudo para se transformar em um dos grandes clássicos da marvel. Se você ainda não é fã de quadrinhos, dê uma chance a essa história, realmente vale muito à pena.

11 comentários em “Old Man Logan

  1. pronto! acabei de ler…realmente, depois q se começa, nao da pra parar!

    POSSIVEIS SPOILERS!

    achei a historia de tirar o folego, e nao da pra nao ver o clint eastwood na cada do wolvie. O final tem um “q” de Lobo Solitario, e confesso q apesar de nao ter achado ruim, fiquei um pouquiiiiinho decepcionado.

    Era de se esperar q o final abrisse caminho para uma possivel continuação, entao nao sei bem fiquei meio assim…enfim, é uma otima historia! observar os detalhes tipo “easter egg” tb é uma diversao a parte

    muito obrigado mais uma vez pela dica, e sempre q posatr algo assim (em especial, series curtas e boas), estarei conferindo!
    .-= rafael beltrame´s last blog ..Mudança =-.

  2. @rafael beltrame, eu também não gostei muito do final, mas a história em si é muito boa…
    verdade não tinha me ligado, o wolvie é o clint estwood, um pouco mais baixo e bombado, mas é…
    cara em breve terá outro post deste, só esperar… mas não espera em pé não tá…

    1. baseado em uma crítica com apenas uma linha fica difícil saber se você de fato leu o post o que é triste pis acaba se tornando uma crítica sem fundamentos e pobre de conceito, não acho legal a concepção do envelhecimento físico de logan porém a história se torna interessante com as alterações na forma de pensar do logan, um hiória mais madura e talvez que fuja um pouco da concepção repetitiva. Gustavo quando criticar mostre seus fundamentos para tal! parabéns Fernando!

      1. não critiquei, apenas disse que não gostei. Existem diferença entre criticar e não gostar.

  3. outra coisa, entao:

    eu gostei do logan velho.
    tb nao acho q ele envelheceria assim, de acordo com o que entendo da historia dele.

    o problema é que sou do tempo que as garras não eram poderes e ele nao tinha esse nome “verdadeiro” que deram no origins. Ou seja, eu ja entendi q eles vão mudar o quanto quiserem as historias/origens, e aprendi a desencanar em relação a isso.

    Gostei pq pra mim, é q nem marvel zombies (que eu gosto tb, com seus altos e baixos): é algo diferente e “limitado”, como um grande “What if”.

    Bons tempos quando o Uatu disse pela primeira vez “estou quebrando pela primeira vez meu voto de não interferir com a Terra”.

    ehehehe, como estou ficando velho…
    .-= rafael beltrame´s last blog ..Mudança =-.

  4. @Gustavo, não acho que parece ter sido feito às pressas, gostei muito do transcorrer da história. A única coisa que deixa a desejar é o final, mas o corpo da história em si eu gostei muito…

    @Rafael Beltrame, eu desisti de ler a Marvel à serio (principalmente x-men e wolverine), devido às inúmeras origens. Assim como você eu gosto dos What if, com eles voc~e precisa somente saber a história base do heroi/grupo e terá um final. Gosto principalmente destes futuros alternativos. tem um dos x-men (q não me lembro o nome), onde o fera ficou do mal e tal… maneirinho…

    falando em What If, pretendo trazer algo assim para cá, como já fazia no Gurps Brasil, mas não voltado para os quadrinhos… tipo mundos alternativos se ocorresse algum coisa diferente na história, vamos ver se fica bom…

    1. q legal
      tenho uma vaga lembrança…lembro q parei de colecionar x-men (e eu colecionava desde q ela saia no “Herois da TV!”) la pelo começo da saga do Onslaughter (acho q era isso…Massacre?), mas o negocio ja vinha arrastando..

      Sem querer ser daqueles velhos saudosistas , mas ja sendo, bons tempos do Massacre dos Mutantes e da saga do Inferno (nem sei se era esse o nome….era qd a irma do colossos viravam uma super bitch dos infernos, meio adulta, e a Madleyne er a Rainha dos Duendes)…claro, depois eles dão um geito de “linkar” tudo, como dizer q o Gambit fez parte do massacre (como Carrasco, se nao me falha a memoria).

      Mas essas alternativas pra mim é q sao o canal hj em dia. O Age of Apocalypse foi muito legal, e tenho a impressao q esse “Fera do mal” vem dessa dimensao. Creio ter lido algo do tipo o Fera do mal captura o do Bem e toma o lugar…bom, chega de saudosismos, eheheh…

      Agora tenho q achar a mini-serie do Loki q ainda nao le e a do Space Ghost!
      .-= rafael beltrame´s last blog ..Mudança =-.

Deixe um comentário