Valhalla Rising!

Cara, se você tem estômago fraco para assistir lindos desmembramentos ou simplesmente vomita bastante ao ver as tripas de algum infeliz sendo arrancadas para fora de sua prórpia barriga, pode ir parando de ler por aqui. Esta resenha trata-se de um autêntico-e-tradicional-filme-de-viking-sangrento-pra-caralho. Você foi avisado!

Produzido pela Vertigo Films, “Valhalla Rising” é dirigido por um dinamarquês maluco chamado Nicolas Winding Refn, o mesmo diretor de um outro filme super fofo chamado “Bronson“. Este novo épico da cultura nórdica conta a história de One-Eye (Mads Mikkelsen), um prisioneiro mudo que foi mantido como escravo de um chefe tribal por muitos anos.

Com a ajuda de um garoto chamado Are, ambos matam o homem que o mantinha preso e a partir daí eles começam a seguir juntos em uma jornada que acaba se depara com um barco cheinho de vikings casca-grossas. Durante o resto da viagem, a embarcação é cercada por uma estranha neblina que a faz perder seu rumo e atracar em uma misteriosa ilha.

Nesse desconhecido local, One-Eye enfrentará seu destino e descobrirá mais sobre sua verdadeira origem. Mas agora chega de spoliers! Com um visual bastante cru e uma fotografia que parece demais com aquela do último filme do Rei Arthur (que por sinal também contou com a atuação de Mads Mikkelsen), “Valhalla Rising” parece conseguir captar bem a essência real desse famoso povo bárbaro e sanguinolento.

O único problema, além do filme ser fatalmente taxado pelos mais puritanos como muito polêmico e violento, é que a previsão de estreia dessa belezura só está prevista para dia 30 de abril ainda, isso lá na grina. Mas até lá, companheiros, estaremos de olho em todos sneak peeks que aparecerem na internet, como esse fodástico video (em inglês) logo abaixo:

37 comentários em “Valhalla Rising!

  1. otima dica! nem sabia q existia (mas confesso q fiquei mais inetresado no filme “bronson”!)

    se posso pedir uma resenha, faça do solomon kane, q eu so sei q foi criado pelo cara q fez o conan ^^

    abraço

  2. só espero que o filme não se resuma só em violência… acho q o mais explicito que ja existiu foi A Paixão de Cristo, me desculpem amantes do Tarantino… mas falo dessa violência retratada de forma real…
    esse cara tirando as tripas pra fora ta muito foda….
    .-= Diego Madia´s last blog ..Baum – presente pro meu mano… =-.

  3. Espero que não seja mais um daqueles clássicos boliudianos, eu sou muito chato quantoa filmes e quanto a filmes sobre cultura nórdica tenho tendencia a ser ubber-chatão já que sou Historiador e Asatru, dupla critica. Vou esperar para ver no que vai dar, mas, de qualquer maneira fico na espectativa Abração!

  4. Acabei de ver o filme … que perda total de tempo. Não tem narrativa nenhuma, o enredo é o mais vago possível. O filme não tem início, meio ou fim. O diretor deve ter tomado ácido antes de fazer essa porcaria de filme.

  5. Assisti esse filme ontem e recomendo não assistí-lo, o filme é uma MERDA !!! FILMINHO VAGABUNDO !!!!

  6. velho é sem dúvida um dos piores filmes que eu já assisti. Tipo nos primeiros 15 minutos eu pensei eita filme forte! mas depois o filme é ótimo pra dormir, simplesmente não acontece nada, tipo, sem história, sem enredo, sem ação e muito menos efeitos… como diria o chaves “seria melhor ter ido ver o filme do pelé”.

  7. Acabei de assistir o filme. Nao se deixem levar pelos trailers. Realmente nao tem acao nenhuma. Eh um filme muito introspectivo, mais uma experiencia (ou jornada) a ser vivenciada do que um filme para simplesmente assistir. Quem procura um filme de vikings com acao, efeitos especiais e etc eh melhor assistir “13o guerreiro”, esse aqui eh so pra quem tem mente aberta e gosta de pensar sobre a obra, durante e depois do filme. Nota 8 de 10.

  8. Vi ontem, foi a pior opção de filme da minha vida!!!

    MEU MARIDO AMA FILMES SOBRE VIKINGS, MAS, ESSE FILME É UMA BELA PORCARIA!

    Não percam tempo vendo esse lixo!!!!!

  9. Uma porcaria realmente, fica difícil entender como pode alguém fazer um filme como esse. Impressionante.

    Nem com a melhor das intenções é possível tirar alguma coisa de bom disso, além da atuação razoável do carinha, o do 007.

  10. Já assisti o filme, superou em muito as minhas espectativas.
    Garanto que vai surpreender a todos (adultos), foge completamente do “padrão” do cinema atual, é algo muito diferente, quase não há dialogos, não há também um linha muito definida no enrredo, mas não se enganem, longe de ser um defeito, o filme é extremamente original e estranho…

    Apesar do título, o enrredo não trata SOBRE a mitologia Nórdica, os personagens são vickings, alguns vicking cristãos… mas é só isso.
    O filme é muito estranho, bastante lisérgico, com certeza os fãs de filmes hollywodianos não vão gostar.
    É filme CABEÇA, instrospectivo, violento, mas muito, muito bom e original.
    Nota 1000!!!

  11. okayz. tensão boa, final merda. acham q um filme destes vai ter final feliz? querem narração? peguem Woody Allen. Uma dica pra continuação é ele ter sobrevivido e comido a filha do chefe dos primitivos.. Neto do Filho do inferno e nomeado bebê anticristo Damiem e fodem de vez com o cristianismo antes o catolicismo cresça e q eles estuprem nossos coroinhas atrás dos confessionários… Assim pelo menos hj não haveriam igrejas gritando louvores à um Deus surdo que não escuta e fala menos que o filho do inferno. triste assim…

  12. Quem assistir o trailer pensará “meo, até que enfim um filme de viking porrada” , mas todas as poucas cenas de ação e violencias estão no trailer, viu o trailer viu tudo. O filme é de uma xaropisse tremenda. Uma perda de tempo… fujam!!!!

  13. Adorei o filme… não vejo a hora de ler o livro… deve ser bem rápido para ler… tirando pelo filme deverá ter umas 5 páginas (capa, contra-capa, sumário e agradecimentos).
    Rsrsrsrs…. filme tosco.

  14. Foi o primeiro video que me lembro, onde palavras são ditas sem inflexões faciais…
    Fotografia bastante elaborada…
    Transcende conceitos comuns, de certa forma remete a ‘Sin City’. Porém, com certa elegância.

    Vale a pena assistir, realmente tem algo oculto na história não-linear…
    Quem entender o ciclo, vai querer ver de novo.

  15. Com todo respeito a quem gostou deste filme. Mais não vale uma sibalena vencida, ô filminho ordinario de ruim. Até o 13° guerreiro com Antonio Bandeiras é melhor que este ai. What hells.
    Total perda de tempo.

  16. Caro Renato

    Realmente o filme é muito bom e estou de acordo com você sem sombra de dúvidas.
    Tem algo oculto no enredo do filme, e a galera acostuma a ver filmes de pancadaria
    e ação sem forçarem a elas pensarem, refletirem vão achar uma porcaria realmente.
    Valhalla Rising é um filme abastrato que exige uma abstração durante e depois do filme.
    Parece que ele foge da mitologia nordica mas talvez não.
    Veja bem, Rising é subida, logo seria subuda a Valhalla, caminhada, jornada para alcançar Valhalla.
    Valhalla é o Palacio de Odin onde os gueiros sonham em ir apos sua honrada e corajosa morte durante uma batalha.
    Aquela nevoa que eles enfrentaram podemos dizer e interpretar como se fossem as Valquirias conduzindo os guerreiros para serem mortos e levarem eles até odin.
    Não é bem assim na mitologia mas é uma abstração minha para o filme. sacou?
    E o objetivo do One-eye era realmente chegar a Valhalla, subir até Valhalla, tanto é que ele quando chegam no local intitulado como Inferno ele começa a subir e subir… é morto por aqueles guerreiros primitivos que poderia ser uma aparição das Valquirias muito embora elas na mitologia são guerrieras virgens etc e tal… Mas seja uma abstração também do diretor do filme para fugir um pouco dos padrões sei lá, é morto por eles e no final mostra o One-eye como um espirito envolvido por uma nevoa olhando para um monte que ultrapassa as nuvens. Ou seja ele está olhando para o local onde Valhalla está e subirá até lá. Enfim pode ser mais um monte de besteiras, mas é uma abstração minha relacionado ao filme, claro que está bem diferente da mitologia, mas não chega a ser tão longe assim e faz de alguma forma uma ligação com a tal, proposta feita pelo direto do filme talvez.
    Porque uma vez o guerreiro morto pacificamente não tem a honra de ir para Valhalla, pois Odin, escolhe e prefere os que morrem valentemente em combate. Bom, é isso!

  17. Bom, uma melhoria na minha opinião sobre o filme e os erros corrigidos.

    Realmente o filme é muito bom sem sombra de dúvidas. Tem algo oculto no enredo do filme, e a galera acostumada a ver filmes de pancadaria e ação sem forçarem a elas a pensarem, refletirem vão achar uma porcaria realmente. Valhalla Rising é um filme abstrato que exige uma abstração durante e depois do filme. Parece que ele foge da mitologia nórdica, mas talvez não.
    Veja bem, Rising é subida, logo seria subida a Valhalla, caminhada, jornada para alcançar Valhalla. Valhalla é o Palácio de Odin onde os guerreiros sonham em ir após sua honrada e corajosa morte durante uma batalha. Aquela nevoa que eles enfrentaram podemos dizer e interpretar como se fossem as Valquirias conduzindo os guerreiros para serem mortos e levarem eles para o Deus nordico Odin.
    Não é bem assim na mitologia, mas é uma abstração minha para o filme. sacou?
    E o objetivo do One-eye era realmente chegar a Valhalla, subir até Valhalla sem intermédio das Valquirias, por conta própria. Tanto é que; ele quando chega no local intitulado como Inferno ele começa a subir e subir… Quando chega em um local alto e rochoso e com água salgada, é morto por aqueles guerreiros primitivos que surgem do nada digamos assim, e ai, poderia ser uma aparição das Valquirias muito embora elas na mitologia são guerreiras virgens etc e tal… Provavelmente toda essa perda de foco seja proposital ou uma abstração do diretor do filme para fugir um pouco dos padrões sei lá, One-eye é morto por aqueles guerreiros que parecem índios na verdade e no final mostra o One-eye como um espírito envolvido por uma nevoa olhando para um monte que ultrapassa as nuvens. Ou seja, ele está olhando para o local onde ele acredita ou sinta que Valhalla está, e subirá até lá. Enfim pode ser mais um monte de besteiras, mas é uma abstração minha relacionado ao filme, talvez pareça estar bem distante da mitologia, mas não chega a ser tão longe assim e faz de alguma forma uma ligação com a tal proposta (talvez), feita pelo direto do filme, não sei.
    Porque uma vez o guerreiro morto pacificamente morto não tem a honra de ir para Valhalla, pois Odin, escolhe e prefere os que morrem valentemente em combate. E o One-eye de uma certa forma, foi um grande guerreiro e sobreviveu quando estava aprisionado, conseguiu fugir, matou todos os que o ameaçavam e tentaram matar ele, e no final foi morto pacificamente, para chegar a Valhalla como uma afronta ao Deus, em dizer que o homem pode fazer o seu caminho e ir onde a vontade e o coração dele desejar chegar, sendo assim o único pré-requisito para trilhar o seu destino. Bom, meio louco, mas é uma reflexão que eu tive após ver o filme Valhalla Rising.

  18. Tipo, entre os 10 piores filmes que vi na vida. Capaz que ocupa umas três posições neste ranking. De tão ruim. Só salva o cenário e se assistir em Blue-Ray.

  19. Valeu Fabio Almeida! você enxergou o filme de forma extraordinária!

    eu gostei muito do filme! é muito complexo e silencioso…
    e provavelmente quem não gosta de refletir sobre o filme,quem só quer ver ação efeitos especiais e tal,irão odiar o filme!

    mas pra quem gosta de refletir,parar para pensar sobre o filme,procurar saber coisas sobre ele,informações,ou mesmo quem gosta do tipo de filme complexo irão amar o filme!

    ele me lembra o Clássico Blow-Up!
    eu o recomendo para quem encherga um filme além de seus efeitos e suas falas….

    nota de 0 a 10: 9,0

    (lembrando não estou falando que o pessoal que não gostou do filme e tal são um bando de idiotas! eu jamais falei isso!!!)

  20. QQ ADIANTA UM PRODUTOR PERDE MÓ GRANA PRA FAZE ISSO SÓ PRA AGRADA MEIA DUZIA ¬¬
    ACABEI DE ASSISTIR E DIGO, HOUVE UM MISTÉRIO, EU QUERIA SABER CADA PASSO Q ONE EYE IA DAR
    MAS O FILME NAO ME PASSAVA NENHUMA SENSAÇÃO OU SENTIMENTO

    FOI MTO VAGO…
    ESSE OCULTISMO NAO FOI E NEM SERA INTERPRETADO POR TODOS OS ESPECTADORES
    FLWW

  21. Estou dando minha opinião, mas eu queria ter entendido ele, por isso vim aqui e depois que li o que o Fabio disse meio que deu para entender de um ponto de vista diferente, ai sim mudou minha visão do filme um pouco =D
    Mas mesmo assim não irei ver ele novamente por enquanto.
    1:23:31 parecia 15 horas de filme ‘-‘

    Nota: 7

  22. Filme muito bom, além de cenas muito violentas e cenarios belíssimos, ainda nos faz refletir sobre religião e a constante mudança do homem

  23. De quem é a trilha sonora???
    Vi todas as letrinhas mas não achei quem fez as musicas.
    Tá bom o filme não é lá essas coisas,mas tem o seu ´´glamuor“(haha) viajei!!!
    Quem souber manda um mail pra mim>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  24. Galera, se tirar 3 min. de algo que presta neste filme é muito. é pra lá de trash. O diretor maluco deve ter feito este filme todo por R$ 1000,00 pois nao tem cenarios, nem atores (salvo o matador) nem explosoes, nem carros, casas, vilas etc… so tem uma jaula de madeira velha e um barco velho escroto, ae fala sério, eu na maior expectativa esperando vikings e tomei no C… BAIXEM TBM pois nao quero me fuder sozinho.FUIIIIII…….

  25. Achei o filme bem realista, com um enredo mais introspectivo que nos convida a reflexão. Por outro lado, os mesmos detalhes que o tornam realistas faz com que ele seja bastante monotono; isso ao menos para quem espera explosões e cenas de ação e guerra. Confesso que esperava algo mais “animado” e me surprendi com o que vi, e, sinceramente, gostei. Não consigo parar de pensar no filme e tentar encontrar uma(ou varias) explicação(ões) para os eventos e as reações dos personagens. O filme transmite muito bem a atmosfera de um grupo de exploradores vikings perdidos em uma terra distante perdendo as esperanças, tentando se apegar, em vão, as suas crenças para não sucumbir a loucura. Sem espaço para heroismo, nem para final feliz.

    Minha nota é: 7/10

  26. O filme é curioso e meio macabro. Eu curto filme assim rs
    Mas achei pouco explicado. Não pelo fato de ser difícil de entender, mas pelo fato de não contextualizar historicamente os acontecimentos.
    Ora, se os cristãos eram vikings, isso foi ao menos no séc. X, e não em 1000aC.
    Entretanto, se forem mesmo vikings e tiverem encontrado uma nova terra, poderia ser o que é o Canadá hoje. Até pelas características que mostra no filme. Mas os vikings só chegaram ao Canadá em meados do séc. XI.

    Conclusão: o filme deve se passar em 1000dC e não em 1000aC, sendo assim, o que me deixou confuso foi uma má tradução na sinopse, pq eu nem lembro de ter visto algo datando o filme.

    tenso! ahahahahaa

  27. Muito bom o filme, confesso que nao identifiquei todos os elementos dele, mas segue esse link que explica melhor alguns detalhes, e mostra o pq não é um filme pra gorotinhos e menininhas.

    http://blogfotogramadigital.blogspot.com/2010/08/valhalla-rising-valhalla-rising-2009.html

    ”jornada do herói, período de descobertas, homem contra natureza, expansão do cristianismo, discussões sobre mortalidade, sobre o medo do desconhecido entre outras análises que o espectador pode tirar do filme.”

  28. outra coisa, nem todo filme tem que ter sentido claro, vide Antichrist (2009) , um ótimo filme, com uma fotografia fodida… e com diversos elementos para serem analisados por meio da psicologia.

    abraço

  29. Bom, pra quem não se ligou, os vikings chegam na América (ou Groelândia), os guerreiros que chegam no final do filme são índios. One-Eye se lembra do local e sabe o que tem que fazer e pra onde tem que ir, tanto que ele bebe a agua antes de todos no barco, constrói um marco de pedra estilo Inukshuk (http://en.wikipedia.org/wiki/Inukshuk), entre outras dicas que o filme dá. Para mim, One-Eye e o garotinho são meio que como o mesmo personagem, tipo, ele esteve naquela terra e retornou à europa de alguma forma, como escravo, já que ninguém sabe de onde ele veio, ele não fala e tal, em muitos momentos o garoto fala por ele (como na hora em que ele diz para os cristãos vikings que eles irão morrer e que ele vai chegar ao mar, construir um barco e voltar pra casa). One-Eye é viking mas veio da América e retorna para ser sacrificado (o último capítulo do filme se chama sacrifício, e em muitos momentos do filme “ele” diz que veio do inferno, e os cristão acreditam que ele os levou para o “inferno”), ele não enfrenta os nativos no final (joga a faca e o machado no chão), como um viking normalmente enfrentaria mesmo tendo certeza da morte pois os guerreiros vikings devem morrer lutando para chegar a Valhalla. Outro fato interessante que deve ter alguma relação com o filme é que Odin, o principal deus da mitologia nórdica, só tinha um olho.

    Durante o período da cristianização da escandinávia, muitos vikings fugiram do continente europeu. A cristianização se dava pela espada, ou seja, ou vc se converte, ou morre (isso fica claro no filme). Algumas teorias afirmam que os vikings pagãos se aventuraram nos mares e chegaram a Groelândia (até hoje faz parte da Dinamarca) e América do Norte fugindo da cristianização, inclusive existem evidências físicas das ocupações nesses lugares (outras razões para a expansão seriam o crescimento populacional e as constantes guerras entre os reinos e clãs de vikings). O que não se sabe é o porquê da colonização não ter perdurado. Algumas teorias afirmam que os vikings não foram páreos para os nativos daquela época. Acho que o filme tenta retratar um pouco esse período histórico.

    Da primeira vez que vi não entendi muito, talvez continue não entendendo muito bem, não é um filme fácil de ser digerido…

  30. olhando o vídeo dá até vontade de olhar mas eles simplesmente pegaram todas as cenas interessantes e juntaram no vídeo, agora imagine um filme de uma hora e meia com todas partes interessantes resumidas em um minuto? ou seja, se voce olho o vídeo nao precisa olhar o filme, muito retardado, existem muitos outros filmes de viking melhor que esse. O filme deve ter tipo umas 30 falas ao todo, muito tosco.

  31. FILME NOTA 100.
    100 história
    100 ação
    100 enredo
    100 emoção
    UMA BELA PORCARIA. PERDI 1 HORA E MEIA DA MINHA VIDA.
    NÃO PERCAM SEU TEMPO, NÃO ASSISTAM ESSA BOSTA.

Deixe um comentário